FATO SOCIAL
BULLYNG OU PRECONCEITO POR FALTA DE EDUCAÇÃO
(TIO)
TRABALHO INTERDICIPLINAR ORIENTADO
POR CARLOS UILIAN PEREIRA MARTINEZ RA 33059
MESTRE: NIVALDO
METODO BASEADO EM:
Émile Durkheim, sociólogo francês, nascido em Épinal (1858) e falecido em Paris (1917) é herdeiro do positivismo, partindo da afirmação de “os fatos sociais devem ser tratados como coisa”forneceu uma definição do normal e do patológico aplicável a cada sociedade”.
METODO BASEADO EM:
Émile Durkheim, sociólogo francês, nascido em Épinal (1858) e falecido em Paris (1917) é herdeiro do positivismo, partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisa” forneceu uma definição do normal e do patológico aplicável a cada sociedade.
Foi através dele que a sociologia teve sua emancipação, sendo constituída como disciplina rigorosamente científica.
Sua preocupação foi definir com precisão o objeto, o método e as aplicações.
Em 1895, Durkheim publica "As Regras do Método Sociológico", onde define, com clareza, o objeto da sociologia – os fatos sociais.
Durkheim define os fatos sociais, atribuindo-lhes três características:
1. A coerção social, sendo a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, à vontade ou escolha dos indivíduos. Tal força manifesta-se quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis. A coerção é constatada pelas sanções que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar. Essas sanções, em princípio, são espontâneas, para desvios leves, provenientes de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Desvios considerados graves sofrem coerção através da punição (peso das leis). Essas regras são transmitidas através da educação, seja ela formal ou informal.
"Na nossa cultura, o uso de apelidos e brincadeiras de criança a qual seria uma tiração de sarros o qual o uso inadequado dessas brincadeiras ao passar dos tempos foi se transformando em Bullyng”.
2. A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis são existentes antes até do nascimento das pessoas, que deverão obedecê-las sob a pena de punições.
3. A terceira característica é a generalidade. Os fatos sociais se manifestam através da natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, a exemplo, os sentimentos e a moral.
"É social todo fato que é geral”.
A generalidade de um fato social, ou seja, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão.
O normal é aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de ter uma existência tangível.
Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura. Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o desenvolvimento de uma solidariedade entre seus membros.
Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral acaba definindo a norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo.
A partir do normal, Durkheim analisa o patológico. As sociedades modernas são doentes porque sofrem de anomia.
Estão submetidas a mudanças tão brutais que o conhecimento coletivo não estabelece um corpo de regulamentação adequado, seja pela ausência de vontade (querer algo), ou ainda, pela falta de maturidade de seus integrantes.
Ante a imensa massa de homens que uma nação moderna representa, o indivíduo só pode sentir-se solitário: o suicídio procede de causas sociais e não individuais.
A OBJETIVIDADE DO FATO SOCIAL
Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele, toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha uma certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos.
Seus valores e sentimentos pessoais poderão distorcer a realidade dos fatos.
O sociólogo deverá manter-se neutro ante ao fato observado.
Durkheim dizia que para haver um bom resultado, o sociólogo deveria encarar os fatos sociais como "coisas".
Com essa visão, pretendia garantir o sucesso das ciências exatas, bem como a definição da sociologia como ciência, acabando de vez com os "achismos", que interpretavam de maneira distorcida a realidade social.
Para identificar um fato social é necessário que o cientista saiba separar aqueles que apresentam características exteriores comuns, dentre os acontecimentos gerais e repetitivos.
Anomia - É o estado de uma sociedade caracterizada pela desintegração das normas que regem a conduta dos homens e asseguram a ordem social; anarquia; ilegalidade.
Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular.
Mesmo havendo a "consciência individual", poderão ser notados no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento.
Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de consciência coletiva, ou seja, é o "conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade" que "forma um sistema determinado com vida própria".
Tal consciência coletiva não se baseia na consciência individual, mas sim por toda a sociedade.
Com isso revela o "tipo psíquico da sociedade", segundo Durkheim, não sendo apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações.
Trata-se da forma moral vigente na sociedade. Surge como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais.
É, através da consciência coletiva que identificamos o que é considerado imoral, reprovável ou criminoso.
Durkheim cria um novo campo de análise, chamado de morfologia social, sendo a classificação das espécies sociais numa clara referência às espécies estudadas em biologia.
Para Durkheim todas as sociedades tinham sua evolução a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, ou seja, estariam justapostos e iguais.
Foi através desse estudo que se pode criar outras espécies sociais, identificando-as no passado e no presente. Essa classificação das sociedades deveria ter sempre como base à observação experimental.
Horda – mito criado por Freud para dar conta da persistência de certas realidades psíquicas.
Durkheim estabeleceu a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, como o motor de transformação de toda e qualquer sociedade.
Para Durkheim a normalidade só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão:
"... do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.”
"Um fato social não pode, pois, ser normal para uma espécie social determinada senão em relação com uma fase, igualmente determinada, de seu desenvolvimento”.
Bullyng ou preconceito será que as brincadeiras exageradas de nossa infância onde se tinha o gorducho (ou bola), o zoreba (orelha grande), saco de ossos (o magrelo), franjinha (cabelos escorridos), beiçola por ter um (beiço avantajado) boca, dente de coelho e por ai vai, estás brincadeiras que seria simplesmente tiração de sarro, elas mudaram o nosso próprio destino.
Formaram adultos em perigosos psicopatas ou será uma sociedade despreparada em sua Educação com a sua falta de conversa com o jovem adolescente ou de ouvir a necessidade do seu filho ou filha, de uma conversa franca e aberta, onde se subentendia a palavra única de um pai austero, ou seria uma visão privilegiada de uns poucos afortunados que fizeram que a nossa juventude muda-se o seu sentido, o único sentido é de melhorar o consumo, sem planejar verdadeiramente a nossa juventude, para este não serem capazes de pensar, mais sim ser um consumistas, ouvimos por décadas esta frase quando uma mulher esta triste ela vai as compras no Shopping, isso foi passado de mãe para filhos, ou venderam a idéia do seu corpo perfeito ou da raça ideal.
Hoje vemos cada vez mais jovens, meninas se pintando, se vestindo como verdadeiras mulheres, como moças, deixando de ser crianças, e brincando com bonecas que parecem cada vez mais com nenês e deixando a amarelinha de lado porque a mãe acha linda, colocando sapatos altos ou plataformas parecendo com moças mais velhas, jovens querendo antes da idade, o seu carro, o seu tênis de ultima geração muito caro é claro, sua corrente de prata ou ouro, pendurado no pescoço, uma forma de se manifestar cada vez mais cedo por um bem como demonstração de poder.
Com isso ficando mais suscetível e vulnerável as drogas, a facilidade de se comprar melhor que outro despreza aqueles que são menos afortunados, será que uma sociedade onde se valoriza mais a riqueza e não o bem estar social e o zelo da família como o conceito familiar, será que não tornou mais frágil e incapaz, a cada dia que passa estamos vendo jovens se embebedar sem controle, se envolver em brigas sem controles em gang, com o aspecto de selva geria, jovem morrendo por uma corrente de ouro ou jovem chegando em casa tentando fugir do assalto, será que isso não é culpa de uma sociedade viciada em compras, uma sociedade que valoriza a troca de casais de artistas como se fosse a troca da roupa de cama.
Tornando o casamento uma instituição falida e sempre em busca de algo melhor, não será isso que esta fazendo o bullyng o preconceito no mundo atual, a busca da perfeição de um mundo melhor faz com que esqueçamos antigos costumes de sentar em volta da mesa e jantar e almoçar com nossos filhos, famílias inteira que se preocupam em ganhar suas fortunas em suas empresas ou negócios, esquecem que em casa tem filhos esperando por uma palavra de carinho e amiga.
Quando fazemos isso cobramos uma atitude e quando falhamos, achamos logo um culpado o governo ou a Escola, quem tem culpa, se não vigiarmos á nós e nos educarmos como adultos perderemos nossos jovens o nosso futuro, não consegue ter um mínimo de ética não conseguimos nem falar de uma maneira sobre os nossos bairros cheio de pontos de drogas, cheio de traficantes, seqüestradores que muitas vezes sabemos quem é temos medo de dizer por intimidação ou medo do próprio agente de segurança que deveria fazer a nossa segurança e este esteja envolvido, que a nossa própria sorte esteja lançada.
Quanto antes tomarmos uma atitude, com certeza iremos ter um futuro mais promissor aos nossos jovens e adolescente.
E com o passar tempo o Bullyng foi se transformando fato social que hoje nas escolas estão se discutindo e vivenciando junto aos nossos jovens e adolescentes, fato com o passar dos tempos se tornou realmente junto a uma sociedade sem normas ou qualquer tipo de justiça social..