quinta-feira, 23 de maio de 2013

DIA AGITADO!!!

Galera hoje foi um dia daqueles, tem dia que chegamos tão cansado, que nem queremos jantar, que lá escrever, mas hoje o dia foi proveitoso e tenho que dividir com a galera.

Dia agitado, tem dia que passa tão rápido, que nem conseguimos se quer ir ao banheiro e hoje foi um dia desses, por diversas questões, pessoal, trabalho para ajudar alguém!

A maior satisfação é de chegar em casa e ter a certeza do dever cumprido!

Não importa, se o carro te fechou, se tinha alguém no celular, no facebook, ou  a moto que vem buzinando no corredor, na sua orelha, porque quer passagem, onde não da, os caras não entendem que dois corpos, não ocupam o mesmo lugar! Estes motoqueiros, cachorro louco, risos.

 Na verdade quero passar uma mensagem, aos amigos da moto, não importa o que temos que fazer ou enquanto tempo temos que terminar o importante que você volte para casa com segurança, em paz!
Tem alguém te esperando, por mais difícil e mais importante que seja pagar as contas, é a sua vida que tem que preservar, hoje presenciou três acidentes com moto, um deles com uma vitima fatal!

A mãe, esposa, irmã, irmão, filho, filha ou pai, com certeza estava esperando sua volta!

Vou contar um pouco do meu dia, hoje iniciei como sempre, levando meu filho a escola às 6hs!

As 08hs já estava na porta da subprefeitura de Itaquera, abri a subprefeitura... Risos, onde fui bem atendido pelo  Subprefeito Guilherme Henrique de Paula e Silva nasceu em São Paulo, em 6 de junho de 1944, é morador da região de Itaquera. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas.

Trabalhou de 1971 a 1975 no cargo de Arquiteto Paisagista na Prefeitura de São Paulo, e, em 1989, tornou-se arquiteto efetivo da prefeitura, como responsável pelas estações gráficas da Diretoria de Anotações e Fiscalização do Departamento Patrimonial. Trabalhou também no cadastramento das áreas dominiais do município na elaboração da base cartográfica digitalizada para o sistema de informações e georreferenciadas (SIG) da área do antigo leito do rio Tietê. Na Prefeitura de São Paulo, ocupou ainda, os Cargos de Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano na Subprefeitura de Cidade Ademar, Coordenador de Projetos e Obras na Subprefeitura da Penha; Supervisor de Serviços Públicos na Administração Regional da Penha; Chefe do Grupamento Técnico de Engenharia no Departamento Patrimonial e membro do Grupo de montagem do Sistema de Informações Patrimoniais – SIP.

José Carlos Medeiros da Silva, Chefe de Gabinete,  agenda era para falar sobre a demanda da região que foi encaminhada para o setor, e logo em seguida fomos surpreendidos, pela agradável presença  do vereador por Itaquera Alessandro Guedes, que furou a fila risos!

Onde foi o primeiro acidente de moto com vitima fatal!

 Logo após a reunião de Itaquera, fui ao encontro de lideranças no Jardim Rodolfo Pirai, isso já era 11hs, neste encontro participaram as lideranças.

 Como a minha amiga Claudia Borges, liderança do Bairro, que vem desenvolvendo um ótimo trabalho, a Sra. Alessandra Diretora da ONG Guarda Mirim, o s.r. Presidente Servilio de Oliveira  da Associação, e o líder comunitário  Capoeira Clube Ferrolho, todos que fazem parte do CDC Centauro, e a presença de João Francisco, Assessor do vereador e Presidente da Câmara de São Paulo Zé Américo.  Pauta Mudanças no CDC e demanda no bairro.

Saindo do Rodolfo Pirani, seguimos direto para o Tatuapé nesta altura já contava com a presença do Amigo Joao Francisco que a próxima agenda com empresário isto, já era lá pelas 13hs, onde deparamos com o segundo acidente de moto radial leste! Terminamos a agenda e seguimos para o próximo encontro!

Próxima agenda subprefeitura da Penha onde fomos muito bem recebidos pelo atual subprefeito Miguel Perrella, nascido em São Paulo, reside no Jardim Nossa Senhora do Carmo, é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (UNIP), e Mestre em Administração Pública e Políticas Urbanas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP - FGV).

Na Prefeitura de São Paulo trabalhou de 1989 a 1992 como Chefe de Gabinete na antiga Administração Regional da Penha, em 2001 a 2005 foi Supervisor de Obras e também Coordenador de Obras Novas da Subprefeitura Penha. Em 2 janeiro de 2013 assumiu como Subprefeito da Penha.

Iniciou sua atenção pela política em movimentos eclesiais de base da Zona Leste, e também participou no Centro Cultural Vento Leste de ações de luta pela redemocratização do país.

Saindo de lá fui para minha próxima agenda por volta das 18hs, onde foi o terceiro acidente de moto, e depois fui ao encontro do atual Secretario Ricardo Teixeira é engenheiro formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial. Começou sua carreira na Companhia de Engenharia de Tráfego na CET foi Gerente de Operações nas Marginais e da Central de Operações da Companhia. Dentre os diversos trabalhos realizados, pode-se destacar a “Operação Caminhões a Direita”, “Manual de Procedimentos Operacionais”, e o boneco “Ricardão” (que ficava nas cabines da CET para coibir as infrações de trânsito). Pauta TAC, processos em andamentos e Licenças ambientais.

Além da CET, também trabalhou na EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e criou o CCO (Centro de Controle Operacional). Ricardo Teixeira foi Diretor de Operações na DERSA e no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e responsável pela primeira etapa das obras do Rodoanel. Nesta época, ele criou e presidiu o Instituto de Humanização do Trânsito e Transporte.

A partir de 2005, Ricardo Teixeira assumiu cargos na Prefeitura de São Paulo. Primeiro ele foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e depois Secretário Adjunto.  .
Em 2007, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal. No Legislativo levou emendas para a construção e reformas de praças e parques, e colocou em pauta projetos de lei em defesa do Verde e Meio Ambiente.  .
Sai de lá já era 20hs, chegando em casa por volta das 21hs, para um merecido descanso, boa noite galera! Este foi o meu Agitado Dia!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A aprendizagem é a base da evolução das gerações e do ser humano.


Boa noite Galerinha, que o dia tenha cido de alegria e cheio de paz e a noite de descanso melhor.... 


Encontros e desencontros, na vida, vivemos de tudo, fazemos de tudo, um pouco mais, um pouco menos,  mas o importante é que se respeite  o passado, como o futuro,  o passado, por que, o que fizer de certo ou de errado,  pode no futuro se pagar o  preço,  encontrar o passado onde menos se espera, a vida é tão engraçada ela nos prepara e faz com que nos deparemos com emoções e tristezas mas o aprendizado isso não tem preço! 



A aprendizagem é a base da evolução das gerações e do ser humano.

Ouvi um depoimento de uma moradora Alessandra, achei muito interessante, 

“ Ela disse,  meu pai foi vitima do crack, uma jovem com aparência de uma pessoa mais velha, que vive no extremo da zona leste, mas que não deixou de ter esperança pela vida.

Ela me ensinou mais um pouco, ela disse meu pai foi vitima do crack, que todos as mortes de hoje por assassinatos, são vitima do crack.

A principio, achei que o pai teria sido usuário, mais não! o pai dela morreu por um adolescente usuário do crack.

O extermínio da vida do jovem de hoje é cada vez, mais e mais novo, o jovem vem sendo vitima da má formação na educação., pela ma educação de famílias, Fazendo que as nossas autoridade e políticos tomem a decisão errada”

Ela hoje! faz um trabalho social, dando curso, para formação de jovens em hardware na comunidade, para o mesmo jovem que cometeu o crime!! 

Quando ligo a televisão e ouço e assisto o debate ou discurso do Governador, fico por demais preocupado com as decisões tomadas.


Não estou vendo, intelectual e nem filósofos, fazendo debates e nenhum tipo de intersecção, sobre o assunto,  junto aos projetos de menoridade!.       
 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Transformando o social em amor , dedicação e vida!


Bom dia galerinha, terça feira tempo feio, nublado querendo fechar mais e esfriar chover, bom ligo a TV e escuto greve de ônibus, retorno ate o fim do dia se estiver caído a grana no banco.

Ai entra um link da globo, na Ragueb chofi em São Mateus a repórter da globo dizendo com a maior cara de  Pau,  tranquila que a Av. Ragueb Chofi na altura da 49°DP Distrito Policial até a praça de São Mateus, ficara fechada por 30 dias, imagina o que vai acontecer em 30 dias no comercio e lá é uma região que tem pouco comercio.

Definição: a empresa que presta serviço ao metro, que estão ganhando dinheiro de verdade ira transportar os equipamentos pesados, a uma grande obra que é o monotrilho,  eu estou a mais ou menos 500 mts desta obra,  e já estou sentindo os impactos, antes dela chegar na altura do numero 2975 da Ragueb chofi.

Veja como é a reportagem ela fala do transporte e não diz sobre o impacto na região que esta sendo tão grande, que esta mudando a vida de moradores, comerciantes e empresários, uma vez que o rodoanel já deixou o transito local muito pesado, mas o importante é o monotrilho que ira suprir a demanda, aliais não supri a demanda da região.

È um caminho totalmente avesso ao transporte de qualidade ao que realmente precisava na região.

O monotrilho tem por objetivo atender a demanda da cidade Tiradentes, e se realmente o Governo do Estado estivesse interessado em fazer uma obra de qualidade, teria feito o metro, ou teria estendido a linha ou ramal do Metro Penha para nossa região que é do parque boa esperança, jardim Três Marias, Iguatemi e Terceira Divisão até cidade Tiradentes.

Não iria da Vila Prudente para São Mateus,  ou até mesmo sair da  Estação Dom Bosco para cidade Tiradentes, nada contra o monotrilho chegar nos nossos irmão da Cidade Tiradentes, mas tem que ser pensado em tudo antes de partir para esta obra, para se ter ideia esta obra antes de terminar já deixou a Nha, Nha Mello toda travado, quem sai da  Sara Maluf, sabe o que eu estou dizendo, ela vive congestionadas pelos caminhões o seu transito para a Sapopemba também travou e  por ai vai, retirou vários Comerciantes da região, deixando desemprego e  fazendo que  procure outro lugar.

Para ter ideia as lojas de automóveis que sempre foi o ponto forte da região estão fechando, saindo do local e tendo que migrar para regiões distantes, e assim estabelecer novamente em outro lugar o que não é justo.

Esta obra teria que ser pensada a 20 anos atrás, com projeção no impacto do transito local, e no seu modal, para ser ter ideia a um travamento de 2km na Ragueb Chofi, onde terá que ter uma grande desapropriação, para o monotrilho passar, se não houver a transparência na obra.

O comercio local propôs e esta propondo, algumas mudanças e sugestões que ajudariam a esta situação, mas até agora não se obtive reposta nem retorno do metro, nem do governo Estadual, para compor uma nova proposta ao projeto.

Ontem como no meu dia a dia, como morador a 46 anos na Zona leste, fui fazer meu trabalho de campo com a comunidade e ai parei para refletir, em tudo que possa ser justo ou injusto na transformação de um local de uma vida, e o que realmente tem que ser investido, cheguei a uma conclusão o investimento mais forte teria que ser no social e nos benefícios que traria.
                                                      “Transformação”
Como podemos mudar para melhorar o mundo em que vivemos, se fecharmos os olhos para os problemas locais, como as pequenas comunidades, que se desenvolvem nos redutos distantes dos grandes centros.

Estes hoje com o maior índice vulnerabilidade social entregue a criminalidade, de adolescentes, ociosos, da descriminação por ser áreas de grande pobreza, onde mulheres, adolescentes, homens de 35 a 45 anos são vitimas de drogas como, cocaína, crack, álcool e bebidas destiladas.

Sem o investimento no social e na educação, a educação que eu entendo é no aparelhamento das escolas para atender a necessidade de incentivar o estudante a ir a escola, ter o gosto de ir a escola para se preparar adequadamente para vida, porque a educação no meu entendimento teria que vir de casa, dos pais, e a escola ter a função de melhorar e preparar o  individuo na tecnicamente de ler e escrever.

Não pode se confundido a educação que deveria sair de casa, com a parte social,  preparar os país para que este sim tenha a condição de educar seu filho e assim este entrar na escola.


Sendo que o pilar determinante para transformação desta sociedade é o social, para assim ser uma sociedade mais sadia, e não deixar simplesmente na mão de ONGs e outros institutos, ou mesmo so na escola ou com o poder publico, mesmo assim há ONGs serias!!