domingo, 21 de abril de 2013

Audiência publica da metas X monotrilho



È galera do blog, ontem nos tivemos a audiência publica de minha região segue abaixo o o breve relato  de metas a proposta de sugestões para as alterações,  esperam que todos leiam e me ajudem a divulgar para maior números de pessoas e falem com ministério publico com os políticos conhecidos que possam influenciar nas sugestões e nas alterações e assim prevalecer o direito de mudança de nossa galera aqui em São Matheus e todos para tentar reverter, uma vez que na Sapopemba no terminal são Matheus o deputado Zico prado

 
 


 






conseguiu intervir e pedir mudanças do projeto e aqui em nossa região próximo a Ragueb Chofi estamos tendo um pouco de dificuldade por parte do nosso politico para com esta mudança do trecho, próxima ao parque boa esperança com jardim Três Marias e no seu itinerário, propomos que sai margeando o Rio a onde o impacto sobre os moradores,proprietários e comerciantes seria menor ou na própria estação, de ser um pouco mais a frente da atual localização da 


estação, uma vez que a área sem moradores, ficando mais barato, como foi dito na audiência ou reunião no Parque são Rafael pelo Eng. e o gerente Epaminondas, disse que poderia haver esta mudança, antes de chegar a obra ao local, e estaria aberto a esta mudança, mas ate agora nada foi feito, acreditamos que havendo uma intervenção por parte dos nossos políticos isto será possível.. 








São Paulo 21 4 2013
Audiência Publica CEU São Rafael
Discussão Programas de  Metas do Governo Municipal de SÃO PAULO
Presentes autoridades locais, Subprefeito de São Mateus,  Deputado Estadual, parlamentares, segmentos, representantes de entidades, intuições e assessores de respectivos parlamentares e  comunidade.
Presente  a abertura encontrava se o,

Abertura

Subprefeito de São Mateus  Fernando,
Deputado Zico Prado,
Ver. Juliana  
Representante secretaria Pedro

Encerramento
Ver. Alessandro Guedes presidente da comissão de normas Urbanas.

Depois das devidas apresentações iniciou –se apresentação das metas,  eixos e objetivos compromissos,  depois da fala do atual deputado Zico prado sugeriu que a comunidade falasse mais de suas sugestões, de que colocar as propostas e discutir  as  metas da prefeitura, o programa de metas da prefeitura de são Paulo onde diversos pontos e temas dos mais variados assuntos, como transporte, esporte, meio ambiente, cidadania, resíduos sólidos e descartes, idosos, 3 idade, cidadania cultura, redução de desigualdade, foi feito a apresentação introdução e articulações territoriais.

1)      1 resgate da cidadania nos territórios mais vulneráveis
2)      2 estruturação do arco do futuro
3)      3 fortalecimento das centralizardes locais
4)      4 requalificação das áreas centrais
5)      5 reordenação da fronteiras ambiental

1° eixo compromisso com os direitos sociais e civis.
Objetos         
                                       1)      Ampliar números de vagas
2)      Amplia acesso a cultura
3)      Ampliar o acesso a moradia adequada

2º Eixo desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades.
Objeto promover o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho na cidade.

3° eixo Gestão descentralizada participativa e transparente..
Objeto
    19. Aproximar a Prefeitura do cidadão.
                21. Revisar o marco regulatório do desenvolvimento urbano de forma participativo.
Anexo Metas por articulação territorial.
Arco do futuro fortalecimento das redes de centralizadas locais e dos equipamentos públicos.
Sugestões  
Destaco aqui em dois eixos e objetivos destas metas propondo a mudança quanto aos objetos.

Eixo 1-

Objeto 5. Ampliar o acesso a cultura usando o equipamento como espaço de fomento.
                10. Com a rede CEU como instrumento de participação, criando assim peças teatrais como alternativas para inserção de aprendizado da comunidade de ator ou atriz usando a peça como instrumento da participação e ensino..

Eixo 2-
 Objeto 16.  qualificar o sistema de ônibus municipal e ampliar as áreas de circulação exclusivas..

Sugestão ampliar o horários dos ônibus na sua circulação na cidade que a circulação tenha 24hs, interligar a rede do modal do monotrilho ao sistema do Iguatemi e dos corredor Aricanduva  a estação Iguatemi que fica no jardim colonial como criar mudanças na linha prata para desafogar o transito local que é de fato um caos, sugestão que o modelo do monotrilho venha na final do colonial estação Iguatemi a linha seja definitiva e venha margeando o rio ate o encontro da jacu pêssego assim evitando o tão impactante e estrangulado transito desta via do transito local da Ragueb Chofi no sentido  Cidade Tiradentes , São Mateus a estação Penha do metro.

Sugestão Entendendo que o incentivo fiscal é o meio de atrair empresas e prestadoras de serviços,  que se mantem também o comercio local já estabelecido no seus respectivos lugares sem confronto de alterações por meio de deslocamento por obras e decretos qualquer que seja, e sim mudar o modal do monotrilho para uma segunda opção de trajetos ou na mudanças de suas estações para locais de fácil acesso e de menor valor no erário.

Como é sabido na zona leste sempre tivemos a perspectiva de uma região dormitório, que hoje muda com o rodoanel,  monotrilho e o arco do futuro, que implica também em alterações na rotina do comercio local e dos seus moradores.
Mas isso não podendo ser fruto amargo do progresso para quem vive a anos na luta de sua propriedade e de seu comercio, uma vez que o comercio emprega mais que a indústria local assim não precisando o deslocamento de grandes distancias de população local.

Como o projeto em todas as vezes que foi apresentado nunca foi estabelecida a localização das estações, em audiência publicas, sendo que a áreas melhores para criação das estações ou um trajeto muito mais fácil, sem que acontece tantas desapropriações, sendo menos impactante aos proprietários que tanto almejaram o investimento na região para melhoria e na valorização de sua propriedade, conquistado com tantos sacrifício e lutas.

Entendendo que o transporte se faz necessário, um meio eficaz para o transporte, o monotrilho,  para  um numero maior de usuários ele tem que ter uma qualidade melhor, no seu atendimento, na locomoção e no conforto, sendo que o monotrilho este foi projetado para levar o maior numero de massa, sem ter o maior numero de bancos,  imagina sair da cidade Tiradentes e ir de pé ate a região central com um monotrilho lotado.

Quem pegar nas estações intermediarias terá que se sujeitar ficar de pé, é melhor pegar o ônibus. 

Continuando a sugestão como cidadão entidade e instituição participativa o plano de metas pela importância que tem  o seu impacto na vida de milhares de cidadão, de varias camadas, é preciso que nestas audiência tenha a presença de não só do subprefeito ou um representante do governo, vereador, mas do subprefeito de secretarias e seus respectivos secretários  entidade civis, as empresas licitadoras, empresa prestadoras do serviço publico, como o metro nestas audiências.

Como uma primeira audiência em nossa região a do dia 20 04,  ficando a quem das necessidades existente nas região, são tantos eixo temáticos metas das mais variadas como se segue, a necessidade das secretarias abaixo para esta discussão, e com certeza de mais audiências juntamente com estado para melhor esclarecimento junto a população.

Secretaria municipal de assistência e desenvolvimento social /
Coordenadoria de gestão beneficio social básica
Secretaria municipal educação
Secretaria municipal de trabalho e do empreendedorismo / coord. De supervisão geral de inclusão de mão de obra
Secretaria municipal de saúde /autarquia hospitalar
Secretaria municipal cultura /gabinete /departamento de expansão cultural
Secretaria municipal de habitação superintendência habitação popular
Secretaria municipal de serviços / departamento de iluminação publica
Secretaria municipal de segurança urbana publica
Secretaria municipal de direitos humanos
Secretaria municipal de politicas publicas para mulheres
Secretaria municipal de esporte , lazer e recreação estas secretarias teria que estar que ter estes assuntos discutidos diretamente com seus secretários e representantes cada sugestão ou mudanças na discussão com a população.
Secretaria municipal de subprefeituras que tem no seu eixo o arco do futuro.
Secretaria municipal de transporte/ gestão de contratos e da diretoria de planejamento companhia trafego
Secretaria municipal de infraestrutura de/ obras ..

Eixo temático 2.
Desenvolvimento econômico sustentável com redução de desigualdade - texto meta 80,82,84, objeto temático .17

Operação consorciada, instrumento de politica Urbana previsto na lei nº 10257/0001 (conhecida como estatuto das cidade art 4º inc.v.,p art.32.iss)

O art. 32º paragrafo único da lei define a operação urbana consorciada como " o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo poder publico municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários, permanentes, e investidores privados, com objetivo de alcançar em área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental”.

A lei faculta o entendimento entre os interessados o que não vem mantendo na questão do monotrilho com a comunidade e comerciantes da região do Distrito de Iguatemi,  regiões do parque boa esperança, Jardim três Marias e Iguatemi ate cidade Tiradentes, no nosso entendimento há alternativas menos impactante e mais barata para o erário Municipal e Estadual no segmento do itinerários do monotrilho, e o governo do estado junto com as empresas e o metro não estão levando isso em conta nem o Governador Geraldo Alckmin...


Nenhum comentário:

Postar um comentário