È galera do blog, ontem nos tivemos a audiência publica de minha região segue abaixo o o breve relato de metas a proposta de sugestões para as alterações, esperam que todos leiam e me ajudem a divulgar para maior números de pessoas e falem com ministério publico com os políticos conhecidos que possam influenciar nas sugestões e nas alterações e assim prevalecer o direito de mudança de nossa galera aqui em São Matheus e todos para tentar reverter, uma vez que na Sapopemba no terminal são Matheus o deputado Zico prado
conseguiu intervir e pedir mudanças do projeto e aqui em nossa região próximo a Ragueb Chofi estamos tendo um pouco de dificuldade por parte do nosso politico para com esta mudança do trecho, próxima ao parque boa esperança com jardim Três Marias e no seu itinerário, propomos que sai margeando o Rio a onde o impacto sobre os moradores,proprietários e comerciantes seria menor ou na própria estação, de ser um pouco mais a frente da atual localização da
estação, uma vez que a área sem moradores, ficando mais barato, como foi dito na audiência ou reunião no Parque são Rafael pelo Eng. e o gerente Epaminondas, disse que poderia haver esta mudança, antes de chegar a obra ao local, e estaria aberto a esta mudança, mas ate agora nada foi feito, acreditamos que havendo uma intervenção por parte dos nossos políticos isto será possível..
São Paulo 21 4 2013
Audiência Publica CEU São Rafael
Discussão Programas de Metas do Governo Municipal de SÃO PAULO
Presentes autoridades locais,
Subprefeito de São Mateus, Deputado Estadual,
parlamentares, segmentos, representantes de entidades, intuições e assessores de
respectivos parlamentares e comunidade.
Presente a abertura
encontrava se o,
Abertura
Subprefeito de São Mateus Fernando,
Deputado Zico Prado,
Ver. Juliana
Representante secretaria Pedro
Encerramento
Ver. Alessandro Guedes presidente da
comissão de normas Urbanas.
Depois
das devidas apresentações iniciou –se apresentação das metas, eixos e objetivos compromissos, depois da fala do atual deputado Zico prado
sugeriu que a comunidade falasse mais de suas sugestões, de que colocar as propostas
e discutir as metas da prefeitura, o programa de metas da
prefeitura de são Paulo onde diversos pontos e temas dos mais variados assuntos, como transporte, esporte, meio ambiente, cidadania, resíduos sólidos e descartes,
idosos, 3 idade, cidadania cultura, redução de desigualdade, foi feito a
apresentação introdução e articulações territoriais.
1)
1 resgate da
cidadania nos territórios mais vulneráveis
2) 2 estruturação do arco do futuro
3) 3 fortalecimento das centralizardes locais
4) 4 requalificação das áreas centrais
5)
5 reordenação da
fronteiras ambiental
1° eixo compromisso com os
direitos sociais e civis.
Objetos
1)
Ampliar números de
vagas
2)
Amplia acesso a
cultura
3)
Ampliar o acesso a
moradia adequada
2º Eixo desenvolvimento econômico sustentável
com redução das desigualdades.
Objeto promover o crescimento econômico e
a geração de postos de trabalho na cidade.
3° eixo Gestão descentralizada
participativa e transparente..
Objeto
19. Aproximar a Prefeitura do cidadão.
21. Revisar o marco regulatório
do desenvolvimento urbano de forma participativo.
Anexo Metas por
articulação territorial.
Arco do futuro
fortalecimento das redes de centralizadas locais e dos equipamentos públicos.
Sugestões
Destaco aqui em dois eixos e objetivos destas metas propondo
a mudança quanto aos objetos.
Eixo 1-
Objeto
5. Ampliar o acesso a cultura usando o equipamento como espaço de fomento.
10.
Com a rede CEU como instrumento de participação, criando assim peças teatrais
como alternativas para inserção de aprendizado da comunidade de ator ou atriz
usando a peça como instrumento da participação e ensino..
Eixo 2-
Objeto 16. qualificar o sistema de ônibus municipal e ampliar as áreas de circulação
exclusivas..
Sugestão
ampliar o horários dos ônibus na sua circulação na cidade que a circulação tenha
24hs, interligar a rede do modal do monotrilho ao sistema do Iguatemi e dos
corredor Aricanduva a estação Iguatemi que
fica no jardim colonial como criar mudanças na linha prata para desafogar o
transito local que é de fato um caos, sugestão que o modelo do monotrilho venha
na final do colonial estação Iguatemi a linha seja definitiva e venha margeando
o rio ate o encontro da jacu pêssego assim evitando o tão impactante e
estrangulado transito desta via do transito local da Ragueb Chofi no sentido Cidade Tiradentes , São Mateus a estação Penha
do metro.
Sugestão
Entendendo que o incentivo fiscal é o meio de atrair empresas e prestadoras de
serviços, que se mantem também o
comercio local já estabelecido no seus respectivos lugares sem confronto de
alterações por meio de deslocamento por obras e decretos qualquer que seja, e
sim mudar o modal do monotrilho para uma segunda opção de trajetos ou na
mudanças de suas estações para locais de fácil acesso e de menor valor no erário.
Como é sabido na zona
leste sempre tivemos a perspectiva de uma região dormitório, que hoje muda com o
rodoanel, monotrilho e o arco do futuro, que implica também em alterações na rotina do comercio local e dos seus
moradores.
Mas isso não podendo ser fruto amargo do progresso para quem vive a
anos na luta de sua propriedade e de seu comercio, uma vez que o comercio
emprega mais que a indústria local assim não precisando o deslocamento de
grandes distancias de população local.
Como o projeto em todas as vezes que
foi apresentado nunca foi estabelecida a localização das estações, em audiência publicas, sendo que a áreas melhores para criação das estações ou um trajeto muito mais fácil, sem que acontece
tantas desapropriações, sendo menos impactante aos proprietários que tanto
almejaram o investimento na região para melhoria e na valorização de sua
propriedade, conquistado com tantos sacrifício e lutas.
Entendendo que o
transporte se faz necessário, um meio eficaz para o transporte, o monotrilho, para um numero maior de usuários ele tem que
ter uma qualidade melhor, no seu atendimento, na locomoção e no conforto, sendo
que o monotrilho este foi projetado para levar o maior numero de massa, sem ter
o maior numero de bancos, imagina sair
da cidade Tiradentes e ir de pé ate a região central com um monotrilho lotado.
Quem pegar nas estações intermediarias terá que se sujeitar ficar de pé, é melhor pegar o ônibus.
Continuando a sugestão como cidadão entidade
e instituição participativa o plano de metas pela importância que tem o seu impacto na vida de milhares de cidadão, de varias camadas, é preciso que nestas audiência tenha a presença de não só do
subprefeito ou um representante do governo, vereador, mas do subprefeito de secretarias e seus respectivos secretários entidade civis, as empresas licitadoras, empresa prestadoras do serviço publico, como o metro
nestas audiências.
Como uma primeira audiência em nossa região a
do dia 20 04, ficando a quem das necessidades
existente nas região, são tantos eixo temáticos metas das mais variadas como se
segue, a necessidade das secretarias abaixo para esta discussão, e com certeza de mais audiências juntamente com estado para melhor esclarecimento junto a população.
Secretaria municipal de
assistência e desenvolvimento social /
Coordenadoria de gestão
beneficio social básica
Secretaria municipal
educação
Secretaria municipal de
trabalho e do empreendedorismo / coord. De supervisão geral de inclusão de mão de
obra
Secretaria municipal de
saúde /autarquia hospitalar
Secretaria municipal
cultura /gabinete /departamento de expansão cultural
Secretaria municipal de
habitação superintendência habitação popular
Secretaria municipal de
serviços / departamento de iluminação publica
Secretaria municipal de
segurança urbana publica
Secretaria municipal de
direitos humanos
Secretaria municipal de
politicas publicas para mulheres
Secretaria municipal de
esporte , lazer e recreação estas secretarias teria que estar que ter estes
assuntos discutidos diretamente com seus secretários e representantes cada
sugestão ou mudanças na discussão com a população.
Secretaria municipal de
subprefeituras que tem no seu eixo o arco do futuro.
Secretaria municipal de
transporte/ gestão de contratos e da diretoria de planejamento companhia
trafego
Secretaria municipal de
infraestrutura de/ obras ..
Eixo temático 2.
Desenvolvimento econômico
sustentável com redução de desigualdade - texto meta 80,82,84, objeto temático .17
Operação consorciada,
instrumento de politica Urbana previsto na lei nº 10257/0001 (conhecida como
estatuto das cidade art 4º inc.v.,p art.32.iss)
O art. 32º paragrafo único
da lei define a operação urbana consorciada como " o conjunto de intervenções e
medidas coordenadas pelo poder publico municipal, com a participação dos proprietários,
moradores, usuários, permanentes, e investidores privados, com objetivo de
alcançar em área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização
ambiental”.
A lei faculta o
entendimento entre os interessados o que não vem mantendo na questão do
monotrilho com a comunidade e comerciantes da região do Distrito de Iguatemi, regiões do parque boa esperança, Jardim três Marias
e Iguatemi ate cidade Tiradentes, no nosso entendimento há alternativas menos
impactante e mais barata para o erário Municipal e Estadual no segmento do itinerários
do monotrilho, e o governo do estado junto com as empresas e o metro não estão
levando isso em conta nem o Governador Geraldo Alckmin...